SIDESTREAM

SIDESTREAM

Bio-produção secundária de organismos de baixo nível trófico a partir dos setores azul e verde para produzir novos ingredientes para a aquacultura europeia.
  • Responsável Luisa Maria Pinheiro Valente (PI CIIMAR)
  • Entidade Financiadora EU (ERA-NET BLUE BIOECONOMY COFUND)
  • Referência: BLUEBIO/0005/2019
  • Financiamento Total: 1.870.700 €; CIIMAR: 100.000 €
  • Duração 01/06/2020-31/05/2023

Bio-produção secundária de organismos de baixo nível trófico a partir dos setores azul e verde para produzir novos ingredientes para a aquacultura europeia.

Objectivos e resultados obtidos

Consórcio: SINTEF Ocean (Norway, the Coordinator); CIIMAR, Portugal; CSIC, Spain; AWI, Germany; UB, Germany, Nofima AS, Norway; Project s.a.s., Italy; Biokraft AS (External Contributor), Norway; Skretting (External Contributor), Norway.


Sidestream é uma Era-NET na área da Bioeconomia Azul coordenada pelo Sintef Ocean da Noruega e que envolve 9 parceiros europeus (CIIMAR, Portugal; CSIC, Espanha; AWI, Alemanha; Projecthub360, Italy; Nofima, Biokraft e Skretting da Noruega).

Até que ponto é possível reciclar nutrientes a partir de efluentes da aquacultura e agricultura por meio da produção secundária? Quais os organismos e abordagens mais adequadas? Estes organismos podem servir como ingredientes para a alimentação animal? Qual a segurança dos ingredientes produzidos a partir destes resíduos? Qual é o potencial de mercado e a viabilidade económica dos ingredientes produzidos seguindo princípios circulares sustentáveis?

O SIDESTREAM aborda estas questões através da produção de compostos de alto valor recorrendo a invertebrados e bactérias marinhas, que serão criados em fluxos de resíduos seguindo princípios circulares. Várias indústrias procuram compostos de alto valor, como lípidos de origem marinha, proteínas e pigmentos, nomeadamente a astaxantina. Os ácidos gordos polinsaturados ómega-3 (ω3 LC-PUFA) de cadeia longa (≥C20) são lípidos marinhos abundantes em óleos e farinhas de peixe (“ingredientes marinhos”). A inclusão destes ω3 LC-PUFA em alimentos para peixes garante o crescimento e a saúde dos animais, bem como o seu elevado valor nutricional para os consumidores. A aquacultura é de longe o maior consumidor de ingredientes marinhos, requerendo por isso ingredientes novos e de alta qualidade nutricional capazes de garantir a expansão sustentável do setor. Além disso, existe uma procura crescente de compostos bioativos naturais, como a astaxantina, como estimulante bioativo natural (nutraceutico), capaz de valorizar os alimentos para aquacultura.

Os parceiros do SIDESTREAM mostraram anteriormente que poliquetas e crustáceos podem produzir ω3 LC-PUFA de novo. Esta capacidade impressionante irá agora ser explorada no SIDESTREAM. Serão produzidos poliquetas e gamarídeos a partir da fase sólida de efluentes dos setores aquícola, agrícola e da produção de biogás, bem como astaxantina bacteriana a partir da fase líquida. As biomassas obtidas serão processadas e testadas como ingredientes em alimentos para peixe e camarão durante todas as fases do seu ciclo de vida. A abordagem de ponta do SIDESTREAM permitirá a criação de valor a partir de recursos até agora considerados desperdícios, trazendo inovação e contribuindo para uma aquacultura sustentável.

Artigos Científicos

Gomes-Dos-Santos, A, Hagemann, A, Valente, L, Malzahn, AM, Monroig, Ó, Froufe, E, Castro, LC. 2021. Complete mitochondrial genome of the ragworm annelid Hediste diversicolor (of Müller, 1776) (Annelida: Nereididae). Mitochondrial DNA Part B 6: 2849-2851. https://doi.org/10.1080/23802359.2021.1970644

Monteiro, M, Costa, RS, Sousa, V, Marques, A, Sá, T, Thoresen, L, Aldaghi, SA, Costamagna, M, Perucca, M, Kousoulaki, K, Valente, LMP. 2024. Towards sustainable aquaculture: Assessing polychaete meal (Alitta virens) as an effective fishmeal alternative in
European seabass (Dicentrarchus labrax) diets. Aquaculture, 579, 740257. https://doi.org/10.1016/j.aquaculture.2023.740257

Monteiro M, Rimoldi S, Costa RS, Kousoulaki K, Hasan I, Valente LMP & Terova G. 2023. Polychaete (Alitta virens) meal inclusion as a dietary strategy for modulating gut microbiota of European seabass (Dicentrarchus labrax). Frontiers in Immunology 14:1266947. https://doi.org/10.3389/fimmu.2023.1266947

 

 

Links relacionados: