MOBFOOD

MOBFOOD

Mobilização de conhecimento científico e tecnológico em resposta aos desafios do mercado agro-alimentar.
  • Responsável Luisa Maria Pinheiro Valente (PI CIIMAR; PI PPS2)
  • Entidade Financiadora ANI (PORTUGAL2020/COMPETE2020/Lisb@2020; Programas Mobilizadores)
  • Referência: POCI-01-0247-FEDER-024524/SI-47-2016-10
  • Financiamento Total: 7.291.383 €, CIIMAR: 131.359 €
  • Duração 01/12/2017-31/05/2021

Mobilização de conhecimento científico e tecnológico em resposta aos desafios do mercado agro-alimentar.

Objectivos e resultados obtidos

Consórcio: Projeto mobilizador integrando 43 entidades, das quais 25 empresas, representando todo o setor agroalimentar em Portugal. Projeto liderado pela PRIMOR CHARCUTARIA-PRIMA, S.A., sendo a empresa ITS líder da PPS2.


O projeto MOBFOOD tem como objetivo responder aos desafios relacionados com a promoção de uma indústria alimentar nacional mais competitiva. Passará pela promoção de novas estratégias de crescimento baseadas no reforço da capacidade tecnológica, de inovação e de I&D orientadas à obtenção de novos produtos, serviços, processos ou tecnologias, atuando ao longo de toda a cadeia de valor e reforçando a colaboração entre o setor empresarial e não empresarial. Pretende-se que o setor alimentar seja sustentável, totalmente integrado, interligado, transparente, resiliente, seguro, eficiente na utilização dos recursos e centrado no consumidor. Pretende-se alcançar estes objetivos através de implementação de soluções em três pilares principais: “Segurança Alimentar e Sustentabilidade”, “Alimentação para a Saúde e Bem-estar” e “Alimentos Seguros e Qualidade”, materializando-se na investigação e desenvolvimento de novos processos, produtos ou serviços.

O MobFood está organizado em 9 PPS:

PPS 1: Tecnologias emergentes – Aplicações e Desenvolvimentos – considerado não elegível pela equipa de avaliação;

PPS 2: Resíduos e Utilização Eficiente de Recursos;

PPS 3: Embalagens sustentáveis com propriedades ativas para aplicações alimentares;

PPS 4: Nutrição, Saúde e Bem-Estar;

PPS 5: Qualidade e Segurança Alimentar;

PPS 6: Autenticidade e rastreabilidade de produtos frutícolas DOP (Pera Rocha do Oeste) e IGP (Maçã de Alcobaça var. Golden Delicious) e queijo DOP (Serra da Estrela);

PPS 7: Logística – Cadeia Logística Agroalimentar Sustentável Colaborativa;

PPS 8: Consumidor – Novas Tecnologias de Avaliação;

PPS 9: Coordenação de Projeto, Promoção, Disseminação e Exploração de Resultados.

O projeto reúne um consórcio alargado de 47 entidades, composto por 22 empresas e 25 entidades do sistema científico nacional, sendo que com a não elegibilidade do PPS 1, apenas 45 entidades terão investimento elegível. Estando envolvidas empresas de diferentes subsetores do agroalimentar e Entidades não empresariais com competências científicas complementares que permitem uma abordagem mais abrangente das diferentes áreas do conhecimento fundamentais para o desenvolvimento integral da indústria agroalimentar.

Links relacionados: