OMEGAPEIXE

Fortificação do peixe de aquacultura em ácidos gordos Omega-3 de cadeia longa.
  • Responsável Luísa Maria Pinheiro Valente (PI ICBAS-UP)
  • Entidade Financiadora ANI (SI I&DT – Portugal 2020/Compete2020; Projetos em Copromoção)
  • Referência: Projeto I&DT em Copromoção (AAC nº 17/SI/2019), ACUINOVA - actividades Piscicolas, S.A. (Promotor) em colaboração com a AlgaPlus e o B2E Associação para a Bioeconomia Azul - Laboratório Colaborativo
  • Financiamento Total: 988.338,34 €; ICBAS: 222.413,04 €
  • Duração 01/01/2021-30/06/2023

Fortificação do peixe de aquacultura em ácidos gordos Omega-3 de cadeia longa.

Objectivos e resultados obtidos

Consórcio: ACUINOVA - Actividades Piscicolas, S.A. (Promotor Líder), UO (ICBAS-UP), AlgaPlus, B2E Associação para a Bioeconomia Azul - Laboratório Colaborativo.


A aquacultura é a nível global um sector com uma taxa de crescimento elevada, tendo um papel fundamental como fonte saudável de alimento e nutrientes. Prevê-se que tenha um papel cada vez mais relevante face ao aumento da população mundial e à estagnação das pescas. Todo o pescado é rico em macronutrientes, vitaminas e minerais importantes para a saúde humana, sendo a nossa principal, e quase única, fonte de ómega-3 de cadeia longa. Esta característica associa o consumo de pescado a inúmeros benefícios para a saúde, distinguindo muito positivamente este produto agroalimentar face a outros. No entanto, a sustentabilidade do setor tem um grande desafio que tem obrigado a indústria de rações a diminuir a inclusão de fontes marinhas (farinhas e óleo de peixe) em alimentos compostos para peixes, substituindo-os por outros mais sustentáveis ambientalmente, mas desprovidos dos referidos ómega-3. A produção aquícola enfrenta neste momento um dos seus maiores desafios, produzir de um modo ambientalmente e economicamente sustentável, mas conseguindo igualmente responder às necessidades e exigências do consumidor final. Por outro lado, a aquacultura tem como grande objetivo conseguir garantir ao consumidor o aporte de ómega-3 recomendado pela Organização Mundial de Saúde para promover a saúde.

De forma a contribuir para a solução destes desafios, e sendo o sector da aquacultura um sector em franco crescimento, o objetivo do projeto OmegaPeixe é a produção de um pescado diferenciado com alto valor nutricional, em particular com elevado teor de ómega-3 LC-PUFA, com enfoque em espécies de grande relevância e valor no Sul da Europa: o pregado e o robalo.

Neste projeto propomos uma abordagem multidisciplinar para o desenvolvimento destes produtos até à fase de colocação no mercado. Para o efeito o OmegaPeixe será executado por um consórcio completo, constituído por 2 empresas de referência no panorama aquícola nacional e Europeu no sector do pregado (ACUINOVA) e dos sistemas multi-tróficos (ALGAplus), e 1 entidade não empresarial do sistema de I&D nacional, o ICBAS – Universidade do Porto, com reconhecidas competências internacionais na área da Aquacultura, em particular na nutrição de peixes marinhos, bem como uma forte ligação e colaboração com a indústria. O consórcio irá igualmente integrar o Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul – B2E, que irá potenciar a transferência de conhecimento da academia para a indústria, ajudando igualmente a valorizar e disseminar os resultados e produtos emergentes do projeto.

Artigos Científicos

Monteiro, M, Marques, A, Costa, RS, Salgado, MA, Castro, C, Conceição, L, Valente, LMP. 2024. Beyond fish oil: Assessing the implications of alternative dietary lipid sources for turbot (Scophthalmus maximus) on growth, nutrient utilization and muscle quality. Aquaculture 578:740073. https://doi.org/10.1016/j.aquaculture.2023.740073

Comunicados de impressa nos media:

O projecto OMEGAPEIXE - "Fortificação do peixe de aquacultura em ácidos gordos Omega-3 de cadeia longa" é destaque no site Sapo Lifestyle. O OMEGAPEIXE contribuirá para estimular a aquacultura sustentável, fornecendo ao consumidor um pescado diferenciado, com alto valor nutricional, de produção nacional.
https://lifestyle.sapo.pt/vida-e-carreira/ecologia/artigos/aquacultura-made-in-portugal-reune-consorcio-nacional-na-producao-de-pregado-e-robalo

O projecto OMEGAPEIXE em destaque no portal de referência de Aquicultura Mis Peces. O projeto reúne um consórcio de entidades nacionais que ao longo dos próximos dois anos terão como principal missão a produção de pescado enriquecido com ómega-3.
https://www.mispeces.com/noticias/El-proyecto-OmegaPeixe-se-da-dos-anos-para-mejorar-el-contenido-de-Omega-3-del-rodaballo-y-la-lubina-ecologica/#.YGMXUq9KhPY