FISHCOLBOOSTER

Desenvolvimento de péptidos colagénicos de peixe em sistema integrado com obtenção de frações de elevado valor para alimentação humana, aquacultura e cosmética.
  • Responsável Luísa Maria Pinheiro Valente (PI ICBAS-UP)
  • Entidade Financiadora ANI (SI I&DT – Portugal 2020/Compete2020; Projetos em Copromoção)
  • Referência: POCI-01-0247-FEDER-049636
  • Financiamento 801.251.91 €; ICBAS: 102.779.27 €.
  • Duração 01/01/2021-30/06/2023

Desenvolvimento de péptidos colagénicos de peixe em sistema integrado com obtenção de frações de elevado valor para alimentação humana, aquacultura e cosmética.

Objectivos e resultados obtidos

Consórcio: I.T.S. – Indústria Transformadora de Subprodutos, S.A. (Promotor Líder), SEBOL – Comércio e Indústria de Sebo, S.A., UP (ICBAS-UP), UCP (ESBUC)


As empresas ITS e SEBOL têm-se demarcado na inovação de produção de péptidos na área de alimentação animal a partir de subprodutos de origem animal e marinha, onde se posiciona já com clientes internacionais com produtos hidrolisados. A oportunidade de expansão desta capacidade para mercados de elevado valor, permitiu definir uma nova estratégia interna de criação de produtos diferenciados, dirigidos a novos setores de alimentação humana e cosmética, bem como para a aquacultura. Nestes setores, os péptidos de origem marinha, apresentam um crescimento elevado, em particular na valorização de péptidos de colagénio. No caso da aquacultura, este tipo de péptidos de colagénio nunca foi testada, mas parece ser uma boa oportunidade de mercado a explorar.

Assim o projeto FISHCOLBOOSTER, tem como objetivo principal valorizar subprodutos de peixe ricos em proteína rica em colagénio (principalmente espinhas e pele de tintureira) através do desenvolvimento de um processamento integrado para obtenção de hidrolisados de colagénio de elevado valor. O projeto espera obter um processo de separação de espinhas e mistura com pele, seguida de produção de hidrolisados de colagénio combinando uma pré-hidrólise com temperatura e pressão, com hidrolise enzimática por bromelaina obtida por método sustentável. Resultarão do processo frações adicionais ainda com valor, como a hidroxiapatite e lípidos funcionais, que completam a valorização integral dos subprodutos. Esperam-se obter hidrolisados peptídicos de reduzido peso molecular, com evidência de várias atividades biológicas (com destaque para a capacidade antioxidante e promoção de regeneração celular) e boa biodisponibilidade, quer a nível intestinal, quer da pele. Serão testadas formulações destes péptidos de colagénio em dietas para robalo, de forma a avaliar o seu potencial para aumentar a robustez do peixe e a sua resistência a doenças causadoras de grande mortalidade nas aquaculturas. Ainda, como prova de conceito do valor dos novos ingredientes, serão desenvolvidas formulações e protótipos, combinando o fosfato de cálcio e péptidos de colagénio, para a área alimentar, e combinando os péptidos de colagénio com lípidos funcionais na cosmética.

Assim, a motivação estratégica e capacidade tecnológica de ambas as empresas na produção de péptidos a partir de subprodutos, combinada com a longa experiencia da UCP na área de hidrólise enzimática, caraterização de péptidos bioativos e suas aplicações nas áreas de alimentar e cosmética, bem como com a capacidade do ICBAS para avaliar o potencial destes novos ingredientes na aquacultura, permitirá à empresa posicionar-se a nível internacional, de forma muito competitiva neste setor de péptidos bioativos para a aplicação em três áreas distintas: na cosmética, área alimentar e aquacultura.

Artigo Científico:

- Velasco C, Resende D, Oliveira B, Canada P, Pereira M, Pereira C, Pintado M, Valente LMP. 2023. Dietary inclusion of blood hydrolysates affects muscle growth in European seabass (Dicentrarchus labrax). Frontiers in Marine Science. https://doi.org/10.3389/fmars.2023.1193405